Quando uma marca decide entrar no mercado de marketing, ela precisa conquistar seu público, para que assim ela se consolide e seja referência no seu segmento. Entretanto, engana-se quem pensa que é simples conquistar e manter seu público, sem que tenha uma boa estratégia por trás.

O marketing, ou seja, a estratégia que vai divulgar seu produto e fidelizar seus clientes, existe desde que a primeira pessoa no mundo decidiu comercializar algo. Isso significa que até mesmo as primeiras civilizações do planeta pensavam em maneiras para atrair seu cliente. Com os anos as técnicas foram evoluindo e sendo melhores desenvolvidas.
Em meados de 1900, Elmo Lewis desenvolveu o AIDA, um modelo de entendimento sobre o comportamento do consumidor. O modelo percorre todas as etapas da venda, em uma espécie de funil, desde o momento da atração do cliente até a concretização da venda.
Traduzido do inglês, AIDA significa: Atrair, Interesse, Desejo e Ação.
Segundo o modelo, a marca para chegar ao seu cliente precisa primeiramente atraí-lo, depois despertar seu interesse, convencê-lo e deixá-lo com desejo pelo seu produto e por fim concretizar a venda.
Apesar desse modelo ter sido utilizado por muitos anos, o marketing está sempre em atualização e precisou sofrer algumas adaptações devido ao avanço da internet e das redes sociais, que se tornaram essenciais para o marketing. Pensando nisso, Philip Kotler, conhecido como o ‘pai do marketing moderno’, atualizou o modelo AIDA e desenvolveu os 5 “As” do Marketing, um modelo mais profundo que o anterior e que consegue abranger essas novas tecnologias.
De acordo com a perspectiva abordada, o cliente passou a percorrer por cinco etapas antes de concluir a compra do produto. Se antes eram quatro passos, com o avanço da internet isso aumentou.
Segundo o modelo desenvolvido, os 5 “As” são:
Assimilação: O cliente precisa conhecer seu produto. Isso ocorre por meio de propagandas, indicações ou até mesmo curiosidade do cliente. É o primeiro passo para que ele se interesse pelo seu produto.
Atração: Com seu cliente já te conhecendo, ele precisa se sentir atraído pelo seu produto. Pensando que existe a concorrência, é preciso pensar em uma maneira que seu cliente se sinta atraído pelo seu produto. Qual o seu diferencial?
Arguição: Essa é uma das vantagens da internet. Com a possibilidade de contato praticamente em tempo real com seus clientes, é possível tirar dúvidas e responder questionamentos com muita agilidade. O cliente pode tirar todas as dúvidas em questão de minutos e passar a sentir confiança em você e no produto.
Ação: É o momento em que o cliente finaliza a aquisição do produto. Ele decide comprar e virar seu cliente.
Apologia: Por fim, seu cliente irá atuar como um ‘advogado’ da sua marca. Com base na experiência dele, ele poderá indicar seu produto para outras pessoas, seja através de uma indicação ou até mesmo da chamada ‘avaliação’, muito popular nos sites de internet. O cliente relata a experiência e com isso pode convencer futuros consumidores a chegarem até a etapa da ação.
A Roycce está disponível para te ajudar nisso, oferecemos diversos serviços para que sua empresa tenha a melhor estratégia de marketing e alcance ainda mais pessoas, tanto com alcance orgânico, quanto no pago. Contate para saber mais!