Basta o mês de novembro se aproximar que diversas empresas começam a anunciar as promoções da chamada ‘Black Friday’. Eletrônicos, roupas e até mesmo itens de alimentação ganham bons descontos e fazem a alegria do consumidor.
Apenas em 2019, a data movimentou cerca de R$6 bilhões, segundo levantamento da empresa Compre&Confie.
A grande movimentação financeira se justifica ao pensar que muitos consumidores esperam essa época do ano para finalmente comprarem o que desejam.
Tem dúvida sobre a Black Friday, sua origem e benefícios para o seu negócio? Então vem que nós te explicamos tudo.
A origem
Criada nos Estados Unidos, a Black Friday ocorre tradicionalmente após o feriado de Ação de Graças. Com descontos de até 90%, consumidores de todo o país buscam produtos que sempre quiseram, mas que antes eram mais caros. Embora o nome ‘black friday’ se refira a data de descontos, sua origem está ligada a outra coisa. Traduzido como ‘sexta-feira negra’, o termo era utilizado para crises na Bolsa de Valores. Inclusive, a primeira vez que ouvimos falar em ‘black friday’, foi em 24 de setembro de 1869. Neste dia, o valor do ouro subiu tanto nos Estados Unidos, que acabou ‘quebrando’ a economia.
Depois, o dia ficou conhecido como a sexta-feira após o feriado de Ação de Graças (que é na quinta, tradicionalmente). Os estadunidenses aproveitavam o dia para emendar a folga e com isso, aproveitavam para irem às compras, visto a proximidade com o natal. Lojistas então passaram a distribuir descontos, visto a alta demanda de compras.
No Brasil, a ideia chegou em 2010 e no início poucos comércios adotaram a estratégia. Nos primeiros anos apenas lojas online aplicavam bons descontos, entretanto com o grande sucesso que fez em nosso país, a tradição americana se popularizou e hoje praticamente todos os estabelecimentos promovem a ‘sexta-feira de descontos’.
Como vender mais?
Se você é comerciante, com certeza espera a Black Friday para que possa bombar de vendas. Entretanto, não basta apenas colocar um desconto atraente e aguardar que os consumidores cheguem até você. Assim como tudo que envolve venda, é necessário estratégia e planejamento.
O primeiro passo para que seu planejamento comece a acontecer é definir quais são as suas metas. Comece refletindo qual número de vendas você almeja, o quanto quer faturar e lucrar. Esses são exemplos básicos, entretanto você pode ir além e projetar outras metas de acordo com o nicho do seu negócio.
Depois é hora de definir quais produtos estarão em promoção durante o período. Escolha cuidadosamente o que entrará em promoção, afinal eles irão auxiliar você a alcançar suas metas. Coloque um produto que seus clientes desejam, aqueles mais procurados em sua loja, ou até mesmo aquele produto que está parado no estoque de sua loja. Mas lembre-se, caso opte pela última opção, coloque sempre um outro produto que seja de grande procura pelos seus clientes.
Chegou o momento de definir quais serão os descontos aplicados. Nessa hora é preciso bastante atenção, afinal os clientes adoram uma redução de preço, entretanto o lojista precisa ficar atento para não perder dinheiro e ter prejuízos.
Outro ponto para se atentar é a forma de pagamento. Cliente que tenha as formas de pagamento facilitadas, costumam comprar mais. Ofereça possibilidades ao seu público, parcelas, mais desconto caso pague de determinada maneira, retire o juros. Tudo isso facilitará para você e também seus clientes.
Então, trabalhe e desenvolva suas estratégias de divulgação. Cores chamativas para a fachada do empreendimento, slogan, sinalização no site ou loja fixa, tudo isso ajuda o cliente a saber das suas promoções.
Engajar seu público com antecedência também é necessário, comece a despertar o interesse dos consumidores algum tempo antes, use as redes sociais e a mídia paga para tal feito. O email marketing também pode ser uma excelente ferramenta para atrair clientes.
Por fim, prepare sua equipe, o seu estoque, use e abuse das estratégias de venda e observe a concorrência. Essas dicas farão com que a Black Friday do seu negócio seja um verdadeiro sucesso.
A Roycce está aqui para te auxiliar em todo o processo e te dar todo o suporte necessário, desde a criação da buyer persona até a prática e resultados das estratégias de marketing. Entre em contato conosco!
Visite também nossas redes sociais. Facebook Instagram Linkedin