Green marketing – O que é?

environmental protection, natural reserve, ecology-326923.jpg

Você já ouviu a expressão Green Marketing? Nos últimos anos a preocupação com o meio ambiente vem crescendo gradativamente. É comum encontrarmos questionamentos e dúvidas sobre quais atitudes podemos tomar para preservar a natureza. No meio corporativo, diversas empresas acabaram adotando comportamentos para auxiliar a sustentabilidade e com isso poupar o meio ambiente da degradação causada pelo homem. 

Pensando nessas questões, surgiu o chamado ‘Green Marketing’, que nada mais é do que uma estratégia de marketing totalmente voltada para os benefícios com a natureza. Isso é, uma marca ou serviço, utiliza-se de argumentos voltados à sustentabilidade, para convencer o consumidor de que seu produto é realmente uma opção mais gentil para o planeta. 

Sobretudo um dos principais exemplos que podemos citar relacionando o green marketing é a diminuição no consumo de plástico. Hoje em dia, a discussão envolvendo a reciclagem do material é bastante abrangente e por isso, diversas pessoas compreenderam que o uso absurdo de plástico é prejudicial ao meio ambiente. Então essas pessoas passaram a substituir. O copo descartável, agora é de papel, o canudo ganhou sua versão de metal, dentre diversos outros exemplos.

Segundo um relatório divulgado pela ‘Trendwatching’ em 2020, uma das maiores tendências mundiais foi a questão da sustentabilidade. Conforme apontou a empresa, os consumidores passaram a buscar produtos mais sustentáveis e com isso, marcas que adotam tais produtos se tornaram diferenciais. O ecologicamente correto é tendência e cabe às empresas adotarem tal estilo.

Mas como minha empresa pode adotar o green marketing?

A princípio todos sabemos que o marketing atua como uma estratégia para que você atraia o público e o mantenha fiel ao produto. Uma das suas principais características é a comunicação direta com o consumidor, através de publicações em redes sociais, imagens e campanhas organizadas pela empresa. Portanto, demonstre a preocupação da empresa com o meio ambiente e a sustentabilidade através da comunicação da sua empresa. 

Mas um ponto que é bastante importante e precisa ser levado em consideração é que o discurso apresentado ao consumidor, precisa de fato estar presente no dia a dia da marca e não ser utilizado apenas como maneira de publicidade. 

Analise sua empresa e defina em que ponto ela pode ser mais sustentável e agredir menos ao meio ambiente? É possível diminuir o consumo de plástico? A emissão de carbono? Ela consegue auxiliar na plantação de árvores? Ou até mesmo contribuir para a diminuição do desmatamento? Através dessa análise, é possível definir uma estratégia voltada ao green marketing. 

Acima de tudo além de atingir um público maior, sua empresa também estará focada em sua permanência no mercado. Isso porque nossas escolhas de agora, irão impactar os dias futuros, portanto pensar em sustentabilidade é pensar na sobrevivência de sua marca no mercado. 

Se você quiser saber mais sobre quais ações tomar para ser parte do movimento verde, entre em contato conosco!

Visite também nossas redes sociais. Facebook Instagram Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *